
GUIA DO USUÁRIO
BOAS PRÁTICAS DOS PAINÉIS DE LED
INTRODUÇÃO BÁSICA:
Com o intuito de tornar a vida do usuário mais simples em relação ao uso comum do equipamento, a Leyard introduz esse manual de cuidados básicos e informações pertinentes a tecnologia de painéis de LED. Além de informações sobre como corrigir falhas comuns, você também conta com os contatos da equipe de SAC para possíveis aberturas de chamados.
A Leyard do Brasil oferece a seu usuário final, revendedor ou distribuidor autorizado (“Clientes”) 03 (três) meses ou 90 dias corridos de garantia on site para a instalação; quando executada pela equipe técnica da Leyard do Brasil.
O período de garantia se iniciará a partir da data de emissão da nota fiscal de compra referente ao serviço de instalação da Leyard do Brasil e/ou data do relatório de instalação (o que acontecer primeiro).
Durante o período de Garantia Limitada Padrão para Instalações Leyard o atendimento por parte de nossa equipe técnica poderá ser executado através do suporte: “Remoto” ou “OnSite” sem custo adicional ficando estabelecido os seguintes critérios:
CAPÍTULO 1
Taxa de falha de pixel:

PRECAUÇÕES PARA TELA LED:
-
Ao Ligar: Conecte a fonte geradora de sinal ou de imagem ao computador ou dispositivo de envio de imagem mais sending box ou sending card. Caso esteja usando uma GT4, GT5 ou GT4K faça seu acionamento para garantir que ela funcione normalmente antes de ligar a tela de LED.
-
Ao Desligar: desligue a tela de LED, desligue o software e depois desligue a fonte geradora de sinal ou de imagem corretamente (desligar o computador antes de desligar a tela fará com que a tela apresente pixels com alto brilho, queimando o chip de LED e, com consequências graves).
-
Ao ligar ou desligar o seu painel de LED, o tempo de intervalo deve ser maior que 1 minuto, suficientes para os capacitores descarregarem a tensão.
-
Ligue o painel somente depois que o gerenciador do software de tela estiver ligado.
-
Ligar a tela em branco total deve ser evitado porque a corrente de impulso do sistema atinge um pico neste momento. Caso precise que o equipamento fique acionado na cor branca, é importante não fazer uso do brilho máximo por um período muito prolongado sem o devido resfriamento do painel.
-
Não manter a tela ligada por um longo tempo quando a temperatura ambiente estiver acima da indicada nas especificações técnicas ou sem o devido sistema de resfriamento, pois isso impedirá que a dissipação seja adequada e poderá causar danos irreversíveis aos componentes eletrônicos.
-
Quando identificado um fenômeno adverso visível nos módulos de LED, evite deixar a tela ligada por muito tempo, especialmente quando uma linha de pixels particularmente brilhante aparecer para evitar danos mais graves. Favor entrar em contato com o SAC para receber a orientação necessária do que se deve fazer.
-
Verifique regularmente os conectores de seu painel, bem como o encaixe e aperto das peças internas ou de acessórios. Se houver folga, preste atenção ao ajuste oportuno, reforce ou atualize as peças de conexão, se necessário.
-
O painel de LED Outdoor tem o seu IP de acordo com cada modelo, entretanto ele deve ser instalado na posição correta, verificando a sua orientação de instalação, evitando a possibilidade de entrada de água e objetos sólidos nos equipamentos.
-
Considerando o ambiente de instalação da tela e dos equipamentos de comando e controle do painel, quando externos, evitar o acúmulo de sujeira nos exautores do gabinete ou do quadro de comando, realizando limpezas periódicas conforme necessidade de cada região (favor consultar o SAC para orientações a esse respeito). Quando internos, prezar pela ventilação constante e o bom fluxo de ar para que não haja interrupções das imagens no painel.
-
Não coloque plantas ou folhagens vivas em frente ao monitor instalado.
-
Não coloque os respiradores de ar-condicionado na frente ou acima da tela, a temperatura da parte traseira e frontal da tela não devem apresentar muita diferença (para evitar condensação), porém é extremamente importante que a exaustão do equipamento aconteça naturalmente.
CUIDADOS COM A FONTE DE ALIMENTAÇÃO:
-
Tensão da fonte de alimentação de exibição de LED: 100-240V frequência: 50Hz ou 60Hz ± 5% - essa diferença é observada de linha a linha. Consulte os diagramas fornecidos pela Leyard ou consulte o SAC para garantir que está considerando as informações adequadas à sua instalação.
-
Faça o aterramento de maneira confiável e segura, medindo no máximo 5 ohms, considere o uso das bitolas adequadas conforme NBR5410. As fontes de alimentação devem estar conectadas longe de equipamentos de alta tensão.
-
Se ocorrerem anormalidades como curto-circuito, quedas de energia, sobrecarga das linhas de alimentação do painel ou mesmo fumaça nas fiações, os testes da fonte de alimentação não devem prosseguir ou o painel deve ser desligado imediatamente até que se encontre o problema e ele seja corrigido.
-
Mantenha a fonte de alimentação com energia estável e protegida e aterrada para evitar que raios e descargas graves danifiquem o equipamento. Evite usar seu painel em condições naturais adversas, especialmente em situações com relâmpagos fortes visíveis ou audíveis.
-
O acionamento de um painel de LED de grande formato deve ser sempre sequencial para evitar sobrecarga dos disjuntores e outros acessórios elétricos de contenção de surto, afetando assim todo o sistema de distribuição de energia.
-
O Painel de LED não deve ser usado na cor branca a 100% de brilho por mais de meia hora, para não causar sobrecarga, aquecimento do cabo de alimentação, LED danificado ou com gasto excessivo (burn-in) afetando a vida útil da tela.
-
Recomenda-se o uso de vídeos dinâmicos no painel de LED, evitando que o mesmo sofra danos por ghost (efeito burn-in).
-
Durante o uso do painel de LED, a fonte de alimentação não pode ser continuamente ligada e desligada e o intervalo entre as duas operações deve demorar pelo menos 1 minuto.
-
Pessoas não treinadas ou sem qualificação profissional não devem tocar nos cabos internos do painel de LED para evitar choque elétrico ou danos ao equipamento.
CUIDADOS COM A LIMPEZA:
-
Realize limpeza e manutenções regulares: com o uso prolongado da tela LED, a tela pode acumular marcas de poeira e água da chuva - o que requer limpeza oportuna para evitar o impacto do efeito de visualização.
-
Se seu painel for de uma linha de uso externo (Outdoor), a superfície do módulo precisar ser limpa utilizando uma escova macia com cuidado. Use apenas água e não use nenhum tipo de aditivo químico. Não é indicado o uso de jatos de água pressurizada.
-
Se o equipamento for de uso interno (Indoor), você deve usar uma pequena escova ou pincel de cerdas macias não abrasivas e sem imprimir força contra o equipamento. Não use nenhum líquido para limpar a superfície do módulo de LED, caso contrário, as esferas da lâmpada podem ficar danificadas de maneira permanente.
-
Qualquer outra atividade de limpeza usando materiais químicos como álcool isopropílico deve ser coordenada pela equipe técnica da Leyard.
-
Método de limpeza correto: na superfície da tela usando uma escova macia e ou um aspirador de pó com cerdas macias para remover a poeira, no entanto, não pode ser diretamente limpo com um pano molhado.
REQUISITOS DE ARMAZENAMENTO E PROVA DE UMIDADE:
-
Requisitos de temperatura de armazenamento: temperatura ambiente -40Co ≤ t ≤ 60Co. Após a abertura da embalagem a vácuo, os produtos LED devem ser armazenados em ambiente temperatura <30Co e umidade <60%.
-
O Painel deve ser estocado de maneira e ambiente adequados evitando, assim, que ele possa ter qualquer dano antes de ser instalado em sua posição final.
-
Verificar se o ambiente em que o painel será instalado e/ou armazenado atende aos requisitos das especificações do equipamento.
-
A tela de LED não deve ser desligada por muito tempo. Em ambiente de alta umidade, a tela deve ser sempre iluminada no modo pré-aquecido, se a tela não for usada por mais de 3 dias: pré-aqueça a 30% -50% brilho por 4 a 8 horas e depois ajuste para o brilho normal (80% -100%) por 30 minutos para acender a tela, a fim de remover a umidade, para que não haja anormalidades no uso.
-
Em um ambiente em que a umidade não seja demasiadamente alta e após 7 dias sem uso, o processo deve ser feito da seguinte forma: pré-aqueça a 30% -50% de brilho por mais 12 horas e, em seguida, ajuste o brilho normal (80% -100%) por 30 minutos apenas para acender a tela, a fim de remover a umidade, de modo que não haja nenhuma anormalidade em uso.
-
A tela do LED deve ser verificada regularmente para atestar seu funcionamento correto, e os circuitos danificados devem ser reparados, substituídos e/ou isolados tão breve quanto possível.
-
O computador principal de controle e outros equipamentos relacionados devem ser acondicionados em um local que propicie a circulação constante de ar para arrefecimento do equipamento, se possível, em ambiente climatizado artificialmente. Os mesmos não devem ser confinados em locais com grande acúmulo de poeira, fuligem ou sujeira diversa, para garantir que o computador tenha ventilação e dissipação de calor adequado e possa trabalhar de forma estável.
-
Não é permitido que pessoas sem o devido treinamento ou qualificação profissional façam qualquer interferência ou manuseio dos circuitos internos do painel de LED para evitar choque elétrico ou danos no circuito. Em caso de problema de qualquer espécie, a assistência da Leyard Brasil deverá ser acionada.
SITUAÇÕES NÃO COBERTAS PELA GARANTIA LEYARD:
-
Painéis que tenham sido danificados durante a instalação, situações caracterizadas como mau uso, batidas e/ou que estejam operando com peças não originais padrão Leyard.
-
Danos em painéis ligados por longos períodos em temperaturas ambiente acima das indicadas nos manuais e especificações técnicas do produto e/ou sem o devido sistema de resfriamento/dissipação para os componentes eletrônicos.
-
Painéis Indoor que tenham sofrido danos irreversíveis por contato com líquidos.
-
Painéis instalados fora das orientações do manual do fabricante, em posição invertida, impactando o nivel IP e contribuindo para a entrada de componentes sólidos e liquidos no interior de equipamentos Outdoor.
-
Painéis Outdoor instalados com cabeamentos não originais Leyard que possam ter impactado o nível de proteção dos componentes como conectores e fontes do painel, gerando infiltração de sólidos e liquidos.
-
Painéis com danos de falta de ventilação/fluxo de ar oriundos de acúmulo de sujeira e/ou que tiveram seu nível de proteção comprometidos pela falta de realização de limpeza períódica conforme recomendação do fabricante.
-
Painéis com instabilidade por falta de aterramento adequado na instalação e que estejam fora da normativa NBR5410.
-
Painéis que tenham sofrido intervenção em seus circuitos internos por pessoas não autorizadas Leyard/ técnicos de terceiros.
-
Painéis que apresentem diferença de cores de pixels por motivos de sobrecarga/brilho excessivo (efeito burn-in).
-
Outras situações mencionadas no Termo de Garantia Padrão Leyard.
CAPÍTULO 2
FALHAS E SOLUÇÕES COMUNS:
O PAINEL NÃO EXIBE IMAGEM EM TODA SUA ÁREA:
-
SOLUÇÕES:
-
A energia está chegando corretamente a todo o painel?
-
Caso o painel esteja conectado a um cabo HDMI/DVI através da sending box como sinal de entrada, confirme com software de gestão do painel se há falha nessa conexão.
-
Verifique se ambas as extremidades estão devidamente afixadas e sem folga
-
Verifique se a resolução de saída do seu gerenciador de sinal tem a mesma resolução configurada no seu sistema de envio de sinal
-
Confirmar pelo software de gestão se todas a receiving cards de seu equipamento estão sendo identificadas.
-
O brilho está configurado corretamente em todo o painel?
-
Verificar se a gerenciadora está com mais de um monitor conectado e se ambos estão duplicados ou estendidos.
PARTE DO PAINEL NÃO EXIBE IMAGEM
-
SOLUÇÕES:
Todas as fontes de alimentação estão recebendo energia corretamente?
-
Se nenhuma anormalidade for encontrada na etapa 1 acima, reinicie o interruptor na área em questão. O intervalo de inicialização não deve ser inferior a 1 minuto.
-
Quando ligado novamente, a reinicialização da unidade de exibição ou gerenciadora de sinal pode resolver o problema. Os cabos de sinal estão conectados corretamente entre os gabinetes?
-
Confirmar pelo software de gestão se todas a receiving cards de seu equipamento estão sendo identificadas.
-
O brilho está configurado corretamente para todos os gabinetes? Diminua e aumente o brilho para toda a tela.
-
Verificar conexão entre os gabinetes das áreas apagadas.
PARTE DO PAINEL ESTÁ “FLICANDO” OU PISCANDO INTERMITENTEMENTE
-
SOLUÇÕES:
-
Problema de transmissão do sinal em cascata do gabinete de LED. Tente substituir o cabo de sinal em cascata ou a receiving card. Se após a substituição da receiving card, a imagem do gabinete não estiver sendo exibida, reenvie a configuração da tela e reconfigure o brilho pelo software.
-
Problema no sinal de entrada, verifique através do software de gestão do equipamento.
-
Verifique se a frequência do sinal de video do seu equipamento é compatível com a recomendada para uso de um painel de LED.
-
Verificar a conexão dos cabos entre a fonte de imagem e a sending card se estão bem conectadas.
HÁ UM MÓDULO COM EXIBIÇÃO ANORMAL, TOTAL OU PARCIAL; FALTA DE COR DO MÓDULO, OU PIXELS CLAROS, OU ESTÁ EM UM ESTADO FORA DE CONTROLE OU NÃO RESPONDE A COMANDOS.
-
SOLUÇÕES:
-
Reinicie o seu gerenciador de sinal, em seguida, reinicie a energia desta área; o intervalo de tempo não deve ser inferior a 1 minuto. Às vezes, pode ser necessária repetir 2-3 vezes para eliminar o problema.
-
Se o problema não puder ser resolvido na etapa 1 acima, o julgamento preliminar pode ser causado pelo mau contato entre os módulos de LED e a receiving card ou hub. Desconecte e reconecte os cabos ou módulo de LED para resolver o problema do mau contato físico.
-
Se o problema não puder ser resolvido após as etapas 1 e 2 acima, pode-se considerar que há um problema nos módulos de LED, receiving card ou hub. O problema pode ser resolvido substituindo o item com defeito, mas serão necessários testes para definir qual item apresenta o defeito. Após a substituição, será necessário ajustar as coordenadas, cores e brilho para torná-lo consistente com a cor da imagem da tela inteira.
VÍDEO OU IMAGEM INCOMPLETA
-
SOLUÇÕES:
-
Abra o software de gestão do painel para verificar se a entrada ou saída do sinal do processador de vídeo é normal e compatível com o registrado na gerenciadora.
-
Verifique se a resolução do sinal de entrada não é consistente com o conjunto de resoluções que foi salvo.
-
Se aplicável, verifique se as configurações do processador de vídeo estão corretas.
-
Observar que no caso da conexão de um segundo monitor com resolução diferente da área configurada no painel, poderá ocorrer a perda parcial ou interferência, sendo necessária a reconfiguração do painel.
SENDING CARD NÃO DETECTA A TELA
-
SOLUÇÕES:
-
Sender não está energizada corretamente.
-
O Cabo serial ou o USB do gerenciador não está funcionado corretamente.
-
O Driver da porta USB não está instalado.
-
Verifique se o padrão de crimpagem dos cabos de rede estão correto com o modelo padrão exigido pela Leyard EIA/TIA-T568B.
-
Verificar se o comprimento dos cabos de transmissão de sinal não excede o comprimento indicado em manual de solicitação de infraestrutura.
CAPÍTULO 3
Contatos do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente)
Após a implementação do Painel ser dada como concluída pela equipe técnica, você poderá realizar a abertura de chamados para eventuais falhas de funcionamento ou manutenção de peças através da equipe de SAC (Serviço e de Atendimento do Cliente) da Leyard Brasil.
PARA ABERTURA CHAMADOS A EQUIPE DO SAC PRECISA QUE SEJA FORNECIDO AS SEGUINTES INFORMAÇÕES:
-
Nota Fiscal
-
Modelo
-
Lote
FALE COM SAC:
Whatsapp 1: +55 (41) 99141-6788
Whatsapp 2: +55 41) 99197-4993
E-mail: sac.brasil@leyardgroup.com
Segunda-feira a Sexta-feira das 8:00 as 18:00
*Exceto feriados
