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Mídia OOH se destaca como ferramenta personalizável na comunicação contemporânea
Painel 3d Leyard

Cidades que respiram tecnologia não passam despercebidas — e também não deixam ninguém passar despercebido. Em meio ao ritmo acelerado da vida urbana, a mídia Out-of-Home (OOH) ganha novo fôlego e presença. O avanço dos displays de LED fez das fachadas vitrines digitais e das avenidas, corredores de comunicação em tempo real. Hoje, essa mídia deixa para trás a condição de figurante e ocupa um lugar de destaque na narrativa urbana, com milhões de olhares que cruzam suas mensagens todos os dias.

Segundo a Kantar Ibope Media, o OOH é o segundo maior canal de mídia do país, atingindo 89% da população, atrás apenas da internet. O investimento no setor cresceu 40,7% em 2024, movimentando cerca de R$ 3 bilhões, e o OOH lidera o crescimento entre os canais de marketing, conforme dados da BE180. Atualmente, 29% dos displays de OOH são digitais, enquanto 71% são estáticos. A previsão para o final de 2025 é de uma divisão de 50% digitalizados e 50% estáticos.

Ao mesmo tempo, o Digital Out-of-Home (DOOH), que utiliza telas digitais e interativas, oferece novas formas de engajamento e visibilidade para marcas e públicos.

 

Painel de LED 3d Leyard

“Em um ambiente saturado de informações e com a atenção dos consumidores cada vez mais fragmentada, as empresas buscam se destacar e se conectar de maneira mais assertiva com seu público-alvo”, afirma Odair Tremante, CEO da Leyard Planar, no Brasil e América Latina. Para o especialista, O DOOH, com sua flexibilidade, interatividade e alto impacto visual, representa uma resposta eficaz a esse desafio. “Localizado em pontos de grande circulação como centros urbanos, aeroportos e estações, os painéis de LED se tornam parte essencial da paisagem urbana, tanto em termos estéticos, como ferramenta de comunicação personalizável”, acrescenta Odair.

O IMPACTO DOS PAINÉIS DE LED NA COMUNICAÇÃO URBANA 

A presença de painéis de LED em locais de grande visibilidade se apresenta como uma das principais tendências da mídia exterior. Sua capacidade de adaptação, ao exibir conteúdos que podem ser alterados em tempo real, garante que as campanhas publicitárias estejam sempre atualizadas e atendam às expectativas de um público cada vez mais exigente e conectado.

No Brasil, projetos realizados pela Leyard Planar, maior fabricante de painéis de LED do mundo, prova o potencial dessa tecnologia na redefinição da comunicação urbana. Um dos maiores exemplos desse impacto é a instalação do maior painel de LED Outdoor 3D do Brasil, no Rio de Janeiro, em parceria com a Movie Mídia.

“Ao integrar a flexibilidade de conteúdo digital, essa tecnologia permite que as campanhas sejam personalizadas, interativas e até mesmo influenciadas por fatores como o clima ou eventos locais. Além disso, a capacidade de exibir informações de maneira clara e impactante, mesmo a grandes distâncias, amplia o alcance das campanhas, tornam mais eficientes e eficazes em termos de retorno sobre investimento”, recomenda o profissional.

Entre as principais inovações que a Leyard Planar apresenta ao setor brasileiro, está o painel MGS Outdoor Fine Pitch, um display LED com pixel pitch de apenas 1.2 mm, o menor já desenvolvido para ambientes externos.

A tecnologia incorporada ao MGS inclui o revestimento GOB (Glass on Board), que confere resistência superior às condições externas, como umidade, poeira e variações extremas de temperatura. Essa durabilidade garantida aumenta significativamente a confiabilidade do produto em ambientes urbanos, onde os painéis de LED estão expostos a condições severas.

Além do MGS, a empresa apresenta soluções versáteis, como os gabinetes das linhas NHV e CV Outdoor, amplamente utilizados em projetos de grande escala no Brasil e no mundo.

A IMPORTÂNCIA DO DOOH NA JORNADA DO CONSUMIDOR

À medida que o comportamento de consumo evolui, a forma como as marcas se comunicam com seus públicos também precisa se adaptar. A mídia OOH, em sua versão digital, é decisiva nesse processo. Odair explica que ao integrar flexibilidade de conteúdo, interatividade e um alto nível de personalização, o DOOH se alinha às novas necessidades dos consumidores, que buscam experiências de marca mais autênticas e envolventes.

“O impacto visual gerado pelos painéis de LED não se limita mais ao ambiente físico. A capacidade de capturar a atenção do público e gerar um engajamento reflete a mudança nas estratégias de comunicação, que agora buscam uma conexão mais emocional e direta com o consumidor”, avalia o profissional.

O setor de mídia OOH, especialmente com o advento do DOOH, avança como uma ferramenta diferenciada na comunicação contemporânea. Com o aumento da digitalização dos ambientes urbanos e a popularização dos painéis de LED, as marcas têm à disposição uma tecnologia altamente eficaz para alcançar seu público em um mercado amplo e interativo.

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